Acesso ao SEI e Curso SEI USAR.

Prezados Servidores:

Reiteramos que para fins de reciclagem e manutenção do conhecimento do sistema, mantemos amplo material de suporte na página do SEI UFCG e nas mídias sociais do Suporte SEI. Além disso, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) dispõe de curso do SEI na modalidade EaD, bastando que o interessado clique no link https://comunidades.enap.gov.br/mod/page/view.php?id=129.

É imprescindível que TODOS os Servidores (Docentes ou Técnicos) tenham regular acesso ao SEI para os fins praticados no Sistema. Caso ainda não tenha acesso, providencie IMEDIATAMENTE o seu cadastro no PSI (servidor de autenticação do SEI), clicando no link: www.psi.ufcg.edu.br (cadastrar acesso).

Decreto 1.171/94, Seção II, XIV:  

É dever fundamental do Servidor Público:

[…]

Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

Links:

Suporte SEI – Novos processos adicionados no SEI-UFCG – (24/09/2018).

SUPORTE SEI – COMUNICADO – NOVOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Comunicamos que novos processos foram incluídos no SEI-UFCG e já estão disponíveis para geração e tramitação exclusivamente eletrônica, a partir do dia 24/09/2018. Os processos são os listados abaixo:

 
Processos de Competência da PRGAF – Pró-Reitoria de Gestão Administrativa-Financeira – Iniciados internamente pelos servidores da UFCG.
Material: Contratação de Serviços Gráficos (Licitação e ou Pagamento).
Material: Extravio, roubo ou desaparecimento de material permanente ou consumo.
Material: Inventário de Material de Consumo
Material: Inventário de Material Permanente.
Material: Locação de Material Permanente, Equipamentos, Mobiliários e Obras de Arte.
Material: Relatório Mensal de Bens Móveis.
Material: Relatório Mensal do Almoxarifado.
Material: Serviços de Instalação e Manutenção de Equipamentos e Mobiliários (Licitação/Pagamento)
Material: Solicitação de Cadastro de Bens (Convênios em Geral).
Material: Solicitação de Recolhimento de Bens Inservíveis ou Relocações de Bens.
Orçamento e Finanças: Balancete.
Orçamento e Finanças: Conformidade de Gestão.
Orçamento e Finanças: Processo de Pagamento Passagem.
Orçamento e Finanças: Solicitação de Empenhamento.
Patrimônio: Água e Esgoto (Licitação e ou Pagamento).
Patrimônio: Aquisição de Combustíveis (Licitação e ou Pagamento).
Patrimônio: Energia Elétrica (Licitação e ou Pagamento).
Patrimônio: Locação de Imóveis, Arrendamento e Comodato (Licitação e ou Pagamento).
Patrimônio: Obras – Construção de Bens Imóveis (Licitação e ou Pagamento).
Patrimônio: Pagamento – CREA, CAU (Conselhos de Classe) e ART (Pagamento).
Patrimônio: Pagamento – Licenciamento de Veículos (Pagamento).
Patrimônio: Relatório de Depreciação de Bens.
Patrimônio: Seguro de Veículos (Licitação e ou Pagamento).
Patrimônio: Serviços de Manutenção de Veículos (Licitação e ou Pagamento).
Patrimônio: Serviços de Telefonia (Licitação e Pagamento).
Patrimônio: Uso de Dependências da Instituição (pelo órgão ou por terceiros).

É válido ressaltar que informações pormenorizadas quanto à instrução dos processos são de responsabilidade dos setores competentes, cabendo ao Suporte dirimir questões técnicas correlacionadas ao uso e aplicação do SEI.

Reiteramos que para fins de reciclagem e manutenção do conhecimento do sistema, manteremos amplo material de suporte na página do SEI UFCG e nas mídias sociais do Suporte SEI. Além disso, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) dispõe de curso do SEI na modalidade EaD, bastando que o interessado navegue até a seção “Documentos, informação e conhecimento” por meio do link https://evg.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos e faça a sua matrícula.

O Suporte SEI-UFCG coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, respondendo prioritariamente às demandas encaminhadas para o e-mail sei@ufcg.edu.br.

Suporte SEI – Convite – Minicurso “É hora do bizú” – (13/07/2018).

MINICURSO SEI PRESENCIAL – É HORA DO “BIZÚ”

É com imensa alegria que comunicamos aos colegas servidores da UFCG (campus sede) que estaremos disponibilizando um minicurso presencial no período de 23 a 27 de julho, batizado como “É hora do bizú”. O nome escolhido faz jus ao objetivo precípuo da atividade, cujo foco será dirimir questões pontuais e objetivas que são encaminhadas diuturnamente ao Suporte SEI, bem como, apresentação e sugestão de aplicação de ferramentas que facilitam o dia a dia de uso do sistema SEI no âmbito da UFCG.

O minicurso terá carga horária de 4 horas/aula e será ministrado por Servidores do Suporte SEI no Laboratório do LAEG (Centro de Humanidades). Para participar, deverá o interessado preencher os seguintes requisitos:

Serão ofertadas inicialmente 150 vagas, distribuídas em 5 turmas de 30 alunos (conforme quadro abaixo):

Para se inscrever, deverá o interessado preencher o formulário de inscrição disponível em https://suporteseiufcg.vpeventos.com/ impreterivelmente até o dia 20/07/2018. Como informado, as vagas são limitadas aos 150 primeiros que se inscreverem sendo estas geridas pelo próprio sistema, automaticamente.

O Suporte SEI-UFCG coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, respondendo prioritariamente às demandas encaminhadas para o e-mail sei@ufcg.edu.br ou através do ramal 1994.

Suporte SEI – Comunicado – Ferramenta para inclusão de novos processos no SEI-UFCG – (10/07/2018).

Pautados na necessidade de contínua atualização das rotinas e incessante busca de melhora nos parâmetros referenciais, o Suporte SEI-UFCG vem perante a comunidade acadêmica, informar da disponibilização de uma nova ferramenta para solicitação de inclusão de novos processos eletrônicos.

Por meio de um simples clique no ícone “Solicitação de novo tipo de processo”, poderá o requerente (Servidor da Instituição) fazer a solicitação de inclusão, bastando para tanto, preencher as informações adequadamente. O Suporte SEI, por seu turno, fará a avaliação técnica e encaminhamentos necessários para que a demanda seja equacionada e o novo tipo de processo seja inserido o mais rápido possível!

Figura 1: Destaque para ícone “Solicitação de novo tipo de processo”.

Desta forma, esperamos aumentar o leque de processos disponíveis no SEI de forma austera, seguindo rigorosamente a classificação dos tipos processuais e a almejada manualização das rotinas, primando pela eficiência e celeridade no manejo das tarefas.

Reiteramos que informações pormenorizadas quanto à instrução dos processos são de responsabilidade dos setores competentes, cabendo ao Suporte dirimir questões técnicas correlacionadas ao uso e aplicação do SEI.

O Suporte SEI-UFCG coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, respondendo prioritariamente às demandas encaminhadas para o e-mail sei@ufcg.edu.br.

Suporte SEI – Comunicado – Novos Processos Eletrônicos – (29/06/2018).

Comunicamos que novos processos poderão ser gerados via SEI a partir do dia 01/07/2018, permanecendo disponível a abertura em meio físico, excepcionalmente, até o dia 31/07/2018. Os processos são os ilustrados abaixo:

Processos de Competência da PRGAF – Pró-Reitoria de Gestão Administrativo-Financeira:
1. Material: Processo de Pagamento (Consumo);
2. Material: Processo de Pagamento (Permanente).

É válido ressaltar que informações pormenorizadas quanto à instrução dos processos são de responsabilidade dos setores competentes, cabendo ao Suporte SEI dirimir questões técnicas correlacionadas ao uso e aplicação do SEI.

Além disso, você pode acessar a “Base de Conhecimento” do processo seguindo os passos abaixo:

  1. Clique no ícone “Base de Conhecimento” 
  2. A seguir, clique no ícone em destaque 

Reiteramos que para fins de reciclagem e manutenção do conhecimento do sistema, manteremos amplo material de suporte na página do SEI UFCG e nas mídias sociais do Suporte SEI. Além disso, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) dispõe de curso do SEI na modalidade EaD, bastando que o interessado navegue até a seção “Documentos, informação e conhecimento” por meio do link https://evg.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos e faça a sua matrícula.

O Suporte SEI-UFCG coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, respondendo prioritariamente às demandas encaminhadas para o e-mail sei@ufcg.edu.br.

Suporte SEI – Comunicado – Novos Processos Eletrônicos – (30/05/2018).

Comunicamos que novos processos poderão ser gerados via SEI a partir do dia 04/06/2018, permanecendo disponível a abertura em meio físico, excepcionalmente, até o dia 30/06/2018. Os processos são os ilustrados abaixo:

Processos de Competência da PRPG – Pró Reitoria de Pós Graduação e iniciados por meio do “Módulo de Peticionamento” (Necessário cadastro prévio como usuário externo):
1. Assistência Estudantil: Auxílio Financeiro para Participação em Evento no Exterior;
2. Assistência Estudantil: Auxílio Financeiro para Participação em Evento no País;
3. Assistência Estudantil: Auxílio Financeiro para Pesquisa de Campo/Coleta de Dados;
4. Assistência Estudantil: Auxílio Financeiro para Treinamento;
5. Assistência Estudantil: Pagamento de Taxa de Inscrição;
6. Assistência Estudantil: Pagamento de Taxa de Publicação.

Processos de Competência da PRPG – Pró Reitoria de Pós Graduação e iniciados internamente pelos servidores da UFCG:
1. Documentação e Informação: Serviço de Tradução
2. Documentação e Informação: Serviço Editorial/Gráfico

Processos de Competência da SRH – Secretaria de Recursos Humanos e iniciados internamente pelos servidores da UFCG:
1. Pessoal: Incentivo à Qualificação;
2. Pessoal: Progressão por Capacitação.

Processo de Competência da PRGAF – Pró Reitoria de Gestão Administrativo-Financeira e iniciado internamente pelos servidores da UFCG:
1. Pessoal: Diárias e Passagens no EXTERIOR.

É válido ressaltar que informações pormenorizadas quanto à instrução dos processos são de responsabilidade dos setores competentes, cabendo ao Suporte dirimir questões técnicas correlacionadas ao uso e aplicação do SEI.

Reiteramos que para fins de reciclagem e manutenção do conhecimento do sistema, manteremos amplo material de suporte na página do SEI UFCG e nas mídias sociais do Suporte SEI. Além disso, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) dispõe de curso do SEI na modalidade EaD, bastando que o interessado navegue até a seção “Documentos, informação e conhecimento” por meio do link https://evg.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos e faça a sua matrícula.

O Suporte SEI-UFCG coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, respondendo prioritariamente às demandas encaminhadas para o e-mail sei@ufcg.edu.br.

Suporte SEI – Comunicado – Verificação de Processos e outras demandas – (17/05/2018).

O Suporte SEI reitera a recomendação para que todos os Servidores (Docentes ou Técnicos) da UFCG, verifiquem o seu regular acesso ao Sistema Eletrônico de Informações – SEI, efetuando urgentemente o cadastro no PSI (condição prévia para acesso ao SEI) caso ainda não o tenham. Outrossim, solicita especialmente aos que desempenham funções nas Coordenações de Graduação que atentem para a “dupla lotação” no SEI, Unidade Acadêmica – Sistema de Hierarquia Automático Gerado pelo SRH, e, Coordenação de Graduação – Ambiente criado pelo Suporte SEI a partir de levantamento in loco para otimizar a rotina de processos eletrônicos restringindo-os à graduação.

TODOS os processos da Graduação gerados pelos alunos via módulo de peticionamento estão sendo encaminhados pelos protocolos para o ambiente “Coordenação de Graduação”. Neste sentido, verificamos a partir de levantamento no SEI, que vários processos estão abertos nas Coordenações de Curso aguardando análise, despacho e encaminhamento.

O procedimento de abertura do SEI para verificação de processos recebidos deve ser diário e contínuo. Novos processos estão sendo originados todos os dias pelos mais de 120 usuários externos já habilitados pelo Suporte para utilização do módulo de Peticionamento Eletrônico do SEI.

Reiteramos que para fins de reciclagem e manutenção do conhecimento do sistema, manteremos amplo material de suporte na página do SEI UFCG e nas mídias sociais do Suporte SEI. Além disso, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) dispõe de curso do SEI na modalidade EaD, bastando que o interessado navegue até a seção “Documentos, informação e conhecimento” por meio do link https://evg.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos e faça a sua matrícula.

O Suporte SEI-UFCG coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários, respondendo prioritariamente às demandas encaminhadas para o e-mail sei@ufcg.edu.br.

Suporte SEI – Nova forma de autenticação de documentos digitalizados no SEI-UFCG – (10/05/2018).

Suporte SEI – Comunicado aos Servidores da UFCG:

O Suporte SEI-UFCG comunica a todos os Servidores que não é mais obrigatória a utilização do TOKEN para autenticação de documentos externos, digitalizados, quando estes forem inseridos no SEI. Agora, para proceder com a autenticação de tais documentos, deverá o servidor clicar no ícone “Autenticar Documento” e autenticá-lo com a senha de acesso ao SEI (a mesma senha utilizada no PSI). O procedimento torna-se, portanto, bem mais intuitivo, célere e igualmente seguro.

Tal decisão fundamenta-se na necessária simplificação dos atos administrativos, cerne do Decreto N° 9094 de 17 de julho de 2017 e no texto legal do Decreto Nº 8.539 de 8 de outubro de 2015, especificamente seu artigo 6º, cuja íntegra transcrevemos:

A autoria, a autenticidade e a integridade dos documentos e da assinatura, nos processos administrativos eletrônicos, poderão ser obtidas por meio de certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, observados os padrões definidos por essa Infraestrutura.

§ 1º O disposto no caput não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem identificação por meio de nome de usuário e senha. (Grifo nosso).

Por fim, o Suporte SEI-UFCG reitera o seu compromisso em buscar continuamente soluções que tragam celeridade e eficiência nas atividades laborais desenvolvidas na Instituição e coloca-se à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se façam necessários.